Garantindo mais celeridade no serviço que se arrasta há mais de um ano, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Piauí, Ribamar Bastos, prometeu que até o próximo mês de setembro as obras de drenagem das laterais da BR-316, em Picos, estarão concluídas.
A promessa foi feita ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), durante reunião no Palácio Coelho Rodrigues na manhã desta quarta-feira, 29. O encontro também contou com a presença de representante da empresa responsável pela obra, a Unidas, técnicos do Dnit e de empresários estabelecidos no bairro Bomba, onde o serviço será iniciado em breve.
Segundo Ribamar Bastos, o Dnit tem dois contratos em relação às laterais da BR 316, em Picos. Um deles é da drenagem, que é subterrânea e está entregue a empresa Unidas, cuja previsão de conclusão é agora no próximo mês de setembro.
“Outro contrato nós tínhamos com a Múltipla Engenharia, mas foi vencido, e tratava da parte de recuperação da base e pavimentação asfáltica. Nós estamos agora montando uma nova licitação e espero concluí-la dentro de 60 dias, para fazer essa pavimentação das laterais da BR-316, agora numa extensão maior” – anunciou o superintendente do Dnit no Piauí.
Ribamar Bastos explicou que no contrato anterior contemplava somente a metade dessa extensão, que é em torno de onze quilômetros. “Agora não! Nós vamos fazer uma nova licitação, assinar um novo contrato abrangendo toda a extensão das laterais da BR 316, em Picos” – prometeu.
Pauta da reunião
Sobre a pauta da reunião com o prefeito Padre Walmir, Ribamar Bastos disse que o gestor municipal havia manifestado a preocupação em relação à demora da pavimentação asfáltica. “Estou dizendo que isso ocorreu em função da negativa da empresa [Múltipla Engenharia] em prorrogar o contrato e, também a gente ter um cuidado maior naquela área da Bomba, onde o comércio é mais pujante” – explicou.
Como era uma preocupação do prefeito Padre Walmir, Ribamar Bastos disse que trouxe para a reunião, representantes da empresa e do Dnit para haver um comprometimento de que, agora vai ser organizado no sentido de escavar um trecho pequeno e recuperar a pavimentação tão logo faça esse serviço.
De acordo com Ribamar Bastos, do bairro Bomba no sentido da sede do Dnit, a drenagem foi concluída e, não existe nenhum trecho escavado que não tenha sido recuperado e o transtorno agora é apenas a poeira.
A obra de drenagem das laterais da BR 316, em Picos, foi orçada em pouco mais de 13 milhões de reais, enquanto a pavimentação asfáltica ficou em R$ 7 milhões.
Fonte e imagem: GP1