Empresa responsável trabalha há um ano na elaboração de projetos
Um ano após a assinatura da ordem de serviço, as máquinas ainda não começaram a trabalhar na conclusão da BR-285, em São José dos Ausentes. A espera não significa necessariamente um atraso no cronograma, já que nesse período foram realizados estudos para a construção. Agora, no entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que as primeiras intervenções no terreno terão início em agosto.
Nos últimos 12 meses, a empresa Planaterra, contratada pelo órgão federal, se concentrou na elaboração dos projetos para a pavimentação dos últimos 8,87 quilômetros até a divisa com Santa Catarina. A etapa estava prevista no contrato, já que a empresa foi selecionada via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a uma única empresa fazer o projeto e executar as obras.
Os estudos tiveram início em 16 de julho do ano passado, com prazo de um ano para a entrega. Após esse período, o foco passaria a ser a efetiva construção da rodovia.
De acordo com Jaziel de Aguiar Pereira, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus e responsável por um grupo de mobilização da comunidade em torno no assunto, as informações obtidas ao longo do processo são de que os estudos já estão encaminhados.
— No nosso entendimento, como comunidade, está tudo certo com dinheiro, projeto e a questão ambiental. Tudo é muito demorado. Estamos perdendo dinheiro com isso. São milhões que giram em torno de uma rodovia — argumenta.
Conforme Felipe Nascimento, engenheiro civil da Planaterra, ao longo dos últimos meses o Dnit solicitou ajustes nos projetos. Agora, contudo, a etapa já está na fase de finalização.
Em nota, o Dnit confirmou que a obra já conta com licenciamento ambiental e disse que pontos dos projetos ainda demandam análise. Ainda segundo o órgão, as obras terão início com a construção de um caminho de serviço para execução de duas passagens de fauna. Além disso, também estão previstas a construção de dois entroncamentos e uma ponte com 400 metros de comprimento e 60 metros de altura sobre o Rio das Antas.
Na época da assinatura do contrato, a finalização da estrada estava orçada em cerca de R$ 72 milhões, dos quais R$ 12 milhões já estão reservados via emendas parlamentares. Questionado a respeito do montante de recursos reservados atualmente, o Dnit disse apenas que “os trabalhos serão realizados conforme a disponibilidade orçamentária”.
A rodoviaQuando estiver concluída, a BR-285 vai formar um corredor estratégico, cruzando todo o Rio Grande do Sul. Em São Borja, na fronteira oeste, a rodovia dá acesso a estradas argentinas e chilenas, permitindo uma ligação rodoviária entre o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o porto de Antofagasta, no Chile. O lado catarinense da estrada está em fase final de construção na Serra da Rocinha, no município de Timbé do Sul. Dos 22 quilômetros em obras, oito foram liberados ao trânsito em outubro de 2020.
Na Serra, a última inauguração de um trecho pavimentado da BR-285 ocorreu em 2010, quando foi entregue o acesso a São José dos Ausentes. De lá para cá, problemas com licenciamento ambiental e desistência da empreiteira responsável pela obra, além da falta de recursos, impediram o andamento do projeto. O resultado foi a falta dos quase nove quilômetros de asfalto, que mobiliza a comunidade desde 2016, para que seja solucionada.
Fonte: GaúchaZH