O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni, expôs um panorama do andamento das principais rodovias federais do Estado. A apresentação ocorreu durante reunião do Conselho Estratégico e da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, em Florianópolis.
Carioni apresentou um relato da situação das obras das rodovias federais no Estado, destacando a BR-470 e, também, a situação da BR-280, da BR-285, da BR-101, da BR-163 e da BR-282. Problemas com desapropriações e na contratação das empresas também estão entre os desafios da pasta para a conclusão das obras.
Em relação a BR-280, em seus 73,9 quilômetros de duplicação projetados, de São Francisco do Sul até Jaraguá do Sul, região de Nereu Ramos, o custo da obra havia sido orçado, inicialmente, em R$ 1 bilhão 470 milhões, dos quais R$ 422 milhões 181 mil já executados, faltando executar, ainda, R$ 1 bilhão 48 milhões.
O lote 1, de São Francisco a Araquari, o custo inicial das obras de duplicação chega a R$ 368,8 milhões. Para 2019 existe ainda um saldo empenhado de R$ 11,7 milhões e, para 2020, a previsão é R$ 110 milhões para terraplenagem e o viaduto no Instituto Federal, em Araquari.
O lote 2.1, da BR-101 a Guaramirim, próximo da Rodovia do Arroz, o investimento previsto pelo Dnit para o trecho é de R$ 162 milhões e tem saldo de R$ 11,2 milhões empenhados para 2019, para concluir um viaduto e quatro quilômetros de pavimentação.
Para 2020, a previsão é pavimentar mais 1,6 km, finalização dos serviços geotécnicos (aterros monitorados), uma ponte, um viaduto e uma passarela. E o Lote 2.2, contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul, passando por Schroeder I, o valor contratado é de R$ 606,3 milhões e o saldo empenhado até dezembro chega a R$ 26,4 milhões.
Com esse saldo, a previsão é para construir a ponte sobre o Rio Itapocuzinho e mais 12 km de terraplenagem. E para o próximo ano, o valor definido no orçamento da BR-280 para esse lote é de R$ 136 milhões, à conclusão da terraplenagem em todo o trecho, mais o término dos túneis com revestimentos, drenagens e pavimentação.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu