Objetivo é facilitar consultas aos dados que servem como parâmetro para órgãos estaduais, empresas, estudantes, consultores e público em geral
Para melhor atender ao usuário, as informações sobre custos referenciais, disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em seu endereço na internet, passam a contar com um novo modelo de apresentação, sendo organizadas de forma temática para facilitar as consultas. Dados sobre custos referenciais de obras, de engenharia consultiva, índices de reajustamento e custo médio gerencial estão agora com um layout mais moderno e prático.
A atualização adequa a página de Custos Referencias, elaborada pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa da Autarquia, ao novo modelo do site do DNIT. Órgãos estaduais de infraestrutura, empresas, estudantes, consultores e o público, em geral, utilizam as informações fornecidas pela Autarquia como parâmetro em seus trabalhos.
A aba dos Sistemas de Custos disponibiliza informações do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), do Sistema de Custos Rodoviários (Sicro 2), sobre o Preço do Asfalto e sobre a parcela de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). O SICRO aglutina todo conhecimento técnico necessário à elaboração de orçamentos de obras e serviços no âmbito do DNIT para os modais rodoviário, aquaviário e ferroviário. Para a definição dos custos de referência da aquisição e transporte dos ligantes betuminosos (asfalto), importante insumo empregado nas obras relativas ao modal rodoviário, o DNIT possui uma metodologia específica, que está disponível na aba Preço de Asfalto.
Na página dos Índices de Reajustamento, a Autarquia disponibiliza um rol de índices específicos, cujas estruturas aderem às características dos serviços de infraestrutura de transportes e de engenharia consultiva. São apresentadas informações para obras rodoviárias, ferroviárias e portuárias.
Já a aba referente à Engenharia Consultiva contém a Tabela de Preços de Consultoria. Atualizada esta semana, a nova Tabela amplia o número de combinações entre categorias e níveis profissionais, valendo-se das oficiais divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.
Por fim, a aba que trata do Custo Médio Gerencial (CMG) contempla as informações que são referência de custos para tomadas de decisão, na fase de planejamento, e que normalmente precedem os projetos e os orçamentos dos empreendimentos de infraestrutura de transportes, contando ainda com um simulador desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas.
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Fonte: Dnit