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DNIT inicia testes para implementação do Método Medina no dimensionamento dos pavimentos das rodovias federais

Análise traz melhoria na avaliação dos projetos contratados e confiabilidade na estimativa de vida útil

Em vistoria realizada esta semana na BR-116/BA, a equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) definiu local e orientou os responsáveis pela execução dos ensaios e acompanhamentos necessários para fins de calibração do novo método de dimensionamento de pavimentos. Trata-se do Programa de Monitoramento de Seções de Pavimento – Pro Medina, que está sendo implantado pelo DNIT.

Por meio do Pro Medina, é possível prever o comportamento da estrutura do pavimento durante a sua vida útil de forma mais efetiva para que seja possível garantir o desempenho adequado, especialmente em relação à deformação permanente e ao trincamento por fadiga, que são os problemas mais comuns nos pavimentos do país. A partir desses resultados, o DNIT poderá realizar projetos de estruturas de pavimentos mais adequadas às condições de tráfego e de clima, com melhoria dos processos de avaliação dos projetos contratados e confiabilidade da estimativa de vida útil.

“Esta será a primeira seção completa, com os estudos de caracterização, módulo e deflectomeria desde o subleito, em todas as camadas, que o DNIT estará monitorando. Este é um programa de longo prazo, que vai coletar informações para calibração da ferramenta desenvolvida, visando melhores projetos de pavimentos”, destacou o diretor de Planejamento e Pesquisa da Autarquia (DPP), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, que chefiou a vistoria à BR-116/BA. Em sua avaliação, este é um marco histórico para a melhoria da qualidade dos pavimentos brasileiros.

Pro MeDiNa

O Programa MeDiNa (Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos) originou-se de convênio realizado entre o Instituto de Pesquisas Rodoviárias do DNIT (IPR/DPP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sigla, que contém as letras iniciais de cada palavra que define o seu significado, foi também escolhida para homenagear o professor Jacques de Medina, grande precursor da Mecânica dos Pavimentos no Brasil, que faleceu em janeiro de 2019.

Trata-se de uma evolução em relação aos métodos até então utilizados pelo DNIT, no qual realiza-se uma abordagem mecanístico-empírica na análise da estrutura dos pavimentos. Esta análise é realizada a partir do cálculo das tensões, deformações e deslocamentos do sistema de camadas em relação ao carregamento aplicado, e através da verificação das características dos materiais empregados, obtidas em ensaios de laboratório.

O MeDiNa está disponível para download de forma gratuita no site do DNIT. Este software utiliza, como dados de entrada, as dimensões das camadas, as propriedades mecânicas dos materiais e as cargas geradas pela passagem dos veículos.

Curso
26 a 28 de março
São José dos Campos – SP
Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários e Urbanos

Fonte: Dnit

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