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DNIT inicia procedimentos para transição do método de dimensionamento de pavimentos

Objetivo é a melhoria da qualidade das rodovias através da implementação de um novo método de dimensionamento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a adoção de procedimentos para transição do método de dimensionamento de pavimentos através da implementação de conceitos da mecânica dos pavimentos. O Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) irá substituir o método empírico atualmente vigente no DNIT. Com a implementação do MeDiNa, busca-se uma maior vida útil do pavimento e, consequentemente, redução nos custos de manutenção.
Esse novo método originou-se em 2014 com o Termo de Execução Descentralizada (TED) realizado entre o Instituto de Pesquisas Rodoviárias do DNIT (IPR/DNIT) e a COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sigla MeDiNa, escrita com as letras iniciais que definem o seu significado, foi também escolhida para homenagear o professor Jacques de Medina, grande precursor da Mecânica dos Pavimentos no Brasil. A nova metodologia representa um avanço tecnológico em relação ao método atual, que é baseado no CBR.
Apesar do método vigente ter sido de grande importância para o Brasil, o aumento no volume de tráfego no país, aliado à mudança nas características dos veículos, com maior número de eixos, maior volume de carga transportada e maior pressão de pneus utilizada nos caminhões, tornaram necessária a atualização na forma de dimensionamento de pavimentos. Enquanto a sistemática vigente se concentra na análise da deformação do subleito, o novo método mecanístico-empírico – MeDiNa vai levar em conta as tensões, deformações e deslocamentos de todo o pavimento, avaliando a deformação permanente das camadas e o dano por fadiga do revestimento e das camadas estabilizadas. O novo método está alinhado com os avanços que ocorreram em diversos países do mundo.
O DNIT, que já disponibiliza em seu site o software MeDiNa para download, atualmente está aperfeiçoando a calibração do método através da execução de segmentos experimentais em rodovias federias, por meio do PRO-MeDiNa. A calibração consiste na avaliação da previsão dos dados obtidos em ensaios de laboratório com aqueles verificados em campo. Novas normas e procedimentos já foram publicados pelo DNIT, através IPR, a fim de fornecer subsídios para as empresas e as projetistas contratadas por esta Autarquia realizarem os projetos e obras no país. Além desses, outros documentos normativos, incluindo especificações e instruções de serviço, serão em breve concluídos pelo IPR.

Curso
27 e 28/jan – Online e Ao Vivo
Novo Método de Dimensionamento Nacional – MEDINA


Fonte: Dnit

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