O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha em ritmo acelerado na construção da ponte sobre o rio Araguaia e os acessos à BR-080/GO.
A ponte já está com 100% da infraestrutura, 100% da mesoestrutura e 70% da superestrutura concluídas. A Obra de Arte Especial (OAE) será do tipo estaiada, com uma extensão de 1.031 metros, dois passeios, com quatro mastros de pilares para fixação dos estais com 31 metros de altura.
Estão sendo executados os serviços de armação, forma e concretagem das aduelas típicas e armação, posicionamento, concretagem e tensionamento dos estais no mastro do trecho extradorso. No trecho convencional, estão sendo finalizados os serviços de lançamento de pré-lajes, armação e concretagem das lajes.
Haverá ainda a implantação de dois acessos: na margem direita, do km 406,20 ao km 410,30, a partir do acesso ao povoado de Luiz Alves pela BR-080/GO e, na margem esquerda, do km 0 ao km 0,640, no município de Cocalinho (MT), dando início à BR-080/MT, totalizando 5,77 quilômetros.
Importância – Além de unir comunidades, melhorar a infraestrutura, proporcionar maior conforto e segurança aos usuários, a construção da ponte sobre o rio Araguaia deve viabilizar a formação de um importante corredor rodoviário para escoamento da produção agrícola da região, conhecida por abrigar potências do agronegócio, contribuindo para seu desenvolvimento socioeconômico. A região também é procurada pelo seu potencial turístico. Assim, o empreendimento favorecerá o acesso e a logística no geral.
Meio Ambiente – O DNIT, com o intuito de preservar o bioma Cerrado e a bacia hidrográfica do rio Araguaia, além de evitar e/ou mitigar os impactos ambientais dessas obras para a região e para todo o país, executa programas ambientais e realiza a supervisão do empreendimento neste sentido. A Autarquia tem como um dos objetivos potencializar os efeitos positivos da obra, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do país.
Fonte: Dnit