O diretor-geral do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira e os senadores Wellington Fagundes (PR) e José Medeiros (PSD), assinaram nesta sexta (2), em Pontal do Araguaia, o termo de transferência das obras do contorno viário de Barra do Garças para o Governo Federal. A assinatura aconteceu em ato realizado pelo órgão na divisa de Mato Grosso e Goiás, onde está localizado o canteiro de obras.
A obra vinha sendo executada em parceria com o governo do Estado e passará a partir de agora a ser responsabilidade do DNIT dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com status de prioridade pelo Governo Federal. Além da transferência de gestão, foi anunciado também um aporte de R$ 48 milhões para a conclusão do projeto, previsto para o final de 2018.
Segundo o senador Wellington Fagundes, a transferência para o DNIT vai dar celeridade às obras por considerá-la uma “obra de persistência”. “A obra já está em estado avançado, com a construção das duas pontes e do acesso Barra do Garças a Pontal do Araguaia. Com a inserção no PAC terá uma atenção especial, com recursos já garantidos por meio de emenda da bancada de Mato Grosso ao Orçamento da União”, destacou Wellington que, como relator da LDO, incluiu os recursos para a sua conclusão.
Durante o ato de anúncio, os senadores por Mato Grosso, acompanhados pelo prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (PMDB) e de Pontal do Araguaia, Gerson Rosa (PSDB), visitaram o canteiro de obras das pontes dos rio Garças e Araguaia e parte da pista em fase de terraplanagem nas duas margens. A ponte do Garças é a mais avançada, já no estádio de implantação da colunas do tabuleiro.
“É inadmissível que Barra do Garças continue enfrentando um problema com o tráfego de mais de 1,8 mil carretas cruzando o centro da cidade diariamente e essa transferência das obras, com a inclusão no PAC, nos dá a certeza que ela será concluída”, ressaltou o prefeito de Barra do Garças.
De acordo com o projeto inicial, a construção das duas pontes e de 9,9 km de rodovias do trevo das BRs-070 e 158 até a divisa com Goiás, consumirá cerca de R$ 77 milhões de reais. Por outro lado, ainda resta a contrapartida do lado goiano, que ainda não tem projeto para o traçado do percurso ligando a ponte do rio Araguaia à BR-158, de aproximadamente 4,5 km.
Parceria
No ato em Mato Grosso, os representantes de Mato Grosso receberam a deputada federal Magda Moffato (PR), que se comprometeu a cobrar do Ministério dos Transportes e da Superintendência do DNIT em GO e no DF, a elaboração do projeto e a encampação da obra de pavimentação para que o projeto do contorno não sofra interrupção.
Além dos senadores e dos prefeitos, participaram do ato de transferência das obras o secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia, o vice-prefeito de Barra do Garças, Weliton Marcos e vereadores.
Fonte: RD News