Até o mês de setembro, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deve finalizar a obra de ampliação da rotatória da estrada do Adashi, na altura do Km 57, no bairro da Porteira Preta, em Mogi. Nesa semana, as faixas já estavam abertas e os caminhões e máquinas trabalhavam no nivelamento com a pista já existente, junto ao início da ligação Mogi-Bertioga.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, as intervenções da empresa Engibras tiveram início no mês de abril. O motorista que segue no sentido Mogi das Cruzes deve redobrar a atenção neste ponto, porque logo após o radar, uma das faixas de rolamento está interditada.
O DER listou à reportagem de O Diário outras duas obras em andamento. No Km 86, onde segundo o órgão está em andamento a construção de um muro de contenção de concreto. No entanto, nesta semana, na intervenção, que fica em frente a área de refúgio conhecida pelos motoristas que param para ver a cachoeira do Véu da Noiva, no Parque Estadual da Serra do Mar, não havia mais homens trabalhando e o muro, inclusive, já estava pintado.
Neste ponto, o talude recebeu uma berma – que é uma espécie de degrau, que ajuda a amortecer queda de barro, pedra ou vegetação, e também foi plantada grama, que ajuda a manter a estabilidade do morro. A passagem para as águas de chuvas também foi refeita.
Ainda de acordo com o DER, está sendo implantada uma tela atenuadora no km 81, com previsão de conclusão no final deste mês. No local também não havia mais ninguém trabalhando, mas a tela estava instalada, no local em que parte da vegetação desceu morro abaixo, no começo do ano. Essas duas melhorias na segurança da rodovia tiveram investimento na ordem de R$ 1,7 milhão. Especialmente no período das obras, o DER orienta que os condutores estejam atentos à sinalização e obedeçam aos limites de velocidade estabelecidos na via.
Desde fevereiro de 2018, quando teve início uma série de deslizamentos na rodovia Mogi-Bertioga, o DER vem empregando diversas frentes de trabalho para obras de contenção de encostas, na maior parte dos casos de forma reativa, mas que contribuem para garantir a segurança dos usuários da SP-98. O investimento desde então foi de R$ 13,4 milhões, na construção dos muros de concreto e de reconstrução de gabião em sete pontos. Este último foi onde houve o maior deslizamento de terra e interditou a rodovia por 21 dias, no mês de abril.
Também estão concluídos os serviços para recuperação estrutural da ponte sobre o rio Sertãozinho, no Km 82, assim como o reforço das cortinas atirantadas, que também protegem o talude, em três pontos do trecho de Serra da Mogi-Bertioga.
Ao percorrer toda a rodovia, a reportagem encontrou alguns pontos em que houve pequenos deslizamentos no passado, mas que o DER parece ter estabilizado a encosta. Eles estão nos Km 62, 65 e 67, no trecho de planalto, sentido Mogi das Cruzes.
Além disso, o DER contratou, em 2018, por meio de licitação internacional e com recursos do Banco Mundial, a Avaliação e Mapeamento de Riscos – frente aos riscos de eventos geodinâmicos na região da Serra do Mar. Os estudos de riscos de eventos geodinâmicos em andamento estão sob gestão técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico. De acordo com a pasta, os primeiros relatórios de análise da Serra do Mar devem chegar ainda este mês.
Fonte: O Diário