Com maquinas e operários trabalhando na pista entre Mauá da Serra e Lerroville, departamento pede cautela e atenção redobrada aos motoristas.
O Departamento de Estradas de Rodagem anunciou, na manhã desta terça-feira, o início dos trabalhos na obra de duplicação da PR-445, no trecho entre o distrito de Lerroville e e Mauá da Serra. Com as máquinas e os operários na pista, o DER está alertando os motoristas para que reduzam a velocidade e redobrem a cautela.
Segundo o Departamento, nestes primeiros dias está sendo feito o levantamento topográfico da área e a retirada do mato próximo à rodovia, onde será implantada a nova pista. Ainda de acordo com o DER, são duas frentes de serviço que vão trabalhar simultaneamente, uma delas no distrito londrinense e a outra perto de Mauá da Serra.
O trecho a ser duplicado terá pouco mais de 27 quilômetros, incluindo a restauração da pista já existente da 445. Também será executada uma trincheira no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria da curva do km 21.
A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada em sentido único e
acostamento externo de 2,50 metros, separados da pista atual por um canteiro central de 7 a 9 metros de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho.
Nos locais onde não há possibilidade do canteiro central, as pistas serão separadas por uma barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura de cada lado.
O investimento do Governo do Estado na duplicação dos 27 quilômetros da PR-445, entre Lerroville e Mauá da Serra, é de quase R$ 150 milhões. A previsão é de que a obra esteja concluída no fim do ano que vem.
Fonte: CBN Londrina