O projeto é parte do Plano de Estrutura Cicloviária desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba. Segundo o documento, a meta é que a cidade atinja 408 km de vias para ciclistas, sempre privilegiando a integração dos diversos meios de transporte.
Espera-se que, assim, seja possível aliar a bicicleta ao uso de transporte público, tornando a locomoção na cidade mais eficiente. Como a iniciativa busca priorizar a integração entre os modais, os terminais de Tatuquara, Hauer e Campina do Siqueira passarão a contar com vestiários para e bicicletários com 108 vagas cada.
Para 2019, o objetivo é a instalação de 28,8 km de ciclovias, integrando o transporte a avenidas importantes, universidades e áreas com grande fluxo de pessoas. Após essa fase, a quantidade de vias destinadas à ciclomobilidade estará próxima da meta de 5% sugerida pela legislação.
Atualmente, Curitiba tem 208,5 km de estruturas cicloviárias, sendo quase metade do total é composto por calçadas compartilhadas. Ao final do projeto, as estruturas para bicicletas deverão corresponder a 8,5% da malha viária da cidade.
Fonte e imagem: Hypeness