fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Curitiba lança licitação para novo lote de obras da Linha Verde Norte

Curitiba, no Paraná, decidiu através da Secretaria municipal de Obras Públicas (SMOP) realizar a licitação para contratação de empresa para execução de obra da ampliação da capacidade do BRT complementação da Linha Verde Norte Lote 3.2.

A publicação consta do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19 de junho de 2020.

O certame, marcado para 14 de julho próximo, será realizado através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) – presencial, do tipo maior desconto, modo de disputa fechada. A sessão será realizada em ambiente virtual.

A empreitada será feita por preço unitário, e as obras contemplam a requalificação e término de execução de trincheira na Rua Fulvio Alice Obra, Alças e Encaixes na Linha Verde, composta por serviços de engenharia civil.

Os serviços de engenharia civil abrangem: administração local da obra, serviços preliminares, demolições de calçadas e vias, demolições/reconstruções muro, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, infraestrutura semafórica, infraestrutura de fibra óptica, iluminação e RDU, obra de arte especial, desvio para execução da trincheira, implantação da caixa de retenção de líquidos, pintura de proteção passiva, rota de fuga, pavimentação e recuperação das patologias do pavimento flexível e pavimento rígido.

As obras e serviços serão executadas com recursos provenientes do Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade de RIT (contrato de Empréstimo celebrado entre a Agencia Francesa de Desenvolvimento – AFD e o Município de Curitiba), além de recursos oriundos do Programa Mobilidade Urbana e Transito, Ação Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano, com repasse celebrado entre o Município de Curitiba e a Caixa Econômica Federal.

Recursos da Operação Urbana Consorciada Linha Verde OUC-LV também será utilizados, e estão descritos no edital, disponível para download no site http://www.curitiba.pr.gov.br no ícone “Licitações”.

O projeto completo da expansão da Linha Verde prevê as seguintes intervenções:

– implantação de canaleta exclusiva para o transporte coletivo tipo BRT, para o tráfego de ônibus articulados e biarticulados;

– implantação das vias marginais, que são as duas vias laterais à canaleta exclusiva, destinadas à circulação de veículos em geral;

– implantação das vias locais, esquerda e direita, para acessos e atendimento às atividades lindeiras;

– implantação de uma transposição em desnível (trincheira), com seis faixas de circulação;

– construção de uma estação de embarque e desembarque similar às já existentes ao longo da Linha Verde (Estação Atuba), com a integração com ônibus alimentadores.

A obra ao longo do contrato tem registrado problemas. O início foi em novembro de 2018 e a previsão de entrega era final de 2020.

Em agosto de 2019, o prefeito Rafael Greca em entrevista afirmou: “Estamos com problemas com a empresa responsável pelas obras nos lotes 3.1, 3.2 e 4.1. Já tomamos as providências para a rescisão contratual e colocaremos outra empresa com capacidade financeira para executar as obras”, afirmou.

A construtora só tinha cumprido menos de 5% do projeto.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Lote 3.1, que inclui a estação Vila Olímpica e a estação Fagundes Varela, com extensão aproximada de 2,46 km, foi posto em licitação em abril deste ano. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/04/22/curitiba-lanca-aviso-de-licitacao-para-lote-de-obras-da-linha-verde-norte/

Curso
01 a 04 de julho
Online e Ao Vivo
Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO

Fonte: Diário do Transporte

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp