Curitiba, no Paraná, decidiu através da Secretaria municipal de Obras Públicas (SMOP) realizar a licitação para contratação de empresa para execução de obra da ampliação da capacidade do BRT complementação da Linha Verde Norte Lote 3.2.
A publicação consta do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19 de junho de 2020.
O certame, marcado para 14 de julho próximo, será realizado através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) – presencial, do tipo maior desconto, modo de disputa fechada. A sessão será realizada em ambiente virtual.
A empreitada será feita por preço unitário, e as obras contemplam a requalificação e término de execução de trincheira na Rua Fulvio Alice Obra, Alças e Encaixes na Linha Verde, composta por serviços de engenharia civil.
Os serviços de engenharia civil abrangem: administração local da obra, serviços preliminares, demolições de calçadas e vias, demolições/reconstruções muro, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, infraestrutura semafórica, infraestrutura de fibra óptica, iluminação e RDU, obra de arte especial, desvio para execução da trincheira, implantação da caixa de retenção de líquidos, pintura de proteção passiva, rota de fuga, pavimentação e recuperação das patologias do pavimento flexível e pavimento rígido.
As obras e serviços serão executadas com recursos provenientes do Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade de RIT (contrato de Empréstimo celebrado entre a Agencia Francesa de Desenvolvimento – AFD e o Município de Curitiba), além de recursos oriundos do Programa Mobilidade Urbana e Transito, Ação Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano, com repasse celebrado entre o Município de Curitiba e a Caixa Econômica Federal.
Recursos da Operação Urbana Consorciada Linha Verde OUC-LV também será utilizados, e estão descritos no edital, disponível para download no site http://www.curitiba.pr.gov.br no ícone “Licitações”.
O projeto completo da expansão da Linha Verde prevê as seguintes intervenções:
– implantação de canaleta exclusiva para o transporte coletivo tipo BRT, para o tráfego de ônibus articulados e biarticulados;
– implantação das vias marginais, que são as duas vias laterais à canaleta exclusiva, destinadas à circulação de veículos em geral;
– implantação das vias locais, esquerda e direita, para acessos e atendimento às atividades lindeiras;
– implantação de uma transposição em desnível (trincheira), com seis faixas de circulação;
– construção de uma estação de embarque e desembarque similar às já existentes ao longo da Linha Verde (Estação Atuba), com a integração com ônibus alimentadores.
A obra ao longo do contrato tem registrado problemas. O início foi em novembro de 2018 e a previsão de entrega era final de 2020.
Em agosto de 2019, o prefeito Rafael Greca em entrevista afirmou: “Estamos com problemas com a empresa responsável pelas obras nos lotes 3.1, 3.2 e 4.1. Já tomamos as providências para a rescisão contratual e colocaremos outra empresa com capacidade financeira para executar as obras”, afirmou.
A construtora só tinha cumprido menos de 5% do projeto.
Como mostrou o Diário do Transporte, o Lote 3.1, que inclui a estação Vila Olímpica e a estação Fagundes Varela, com extensão aproximada de 2,46 km, foi posto em licitação em abril deste ano. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/04/22/curitiba-lanca-aviso-de-licitacao-para-lote-de-obras-da-linha-verde-norte/
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Fonte: Diário do Transporte