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Cruzeiro do Sul, enfim, terá viaduto

Elevado será incluído nas obras das marginais da Marechal Rondon; trecho que passa pela Duque também foi definido

Reivindicação antiga de Bauru, a construção do viaduto da avenida Cruzeiro do Sul sobre a rodovia Marechal Rondon finalmente deverá sair do papel. Após tratativas entre a prefeitura, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a concessionária ViaRondon, a implantação do elevado será incluída nas obras das marginais da rodovia. A expectativa é de que o anúncio oficial seja feito ainda nesta semana.

Para que a intervenção possa ser realizada sem custo extra para a ViaRondon, empresa responsável pela execução do projeto, ficou definido que a construção das marginais na altura da Duque de Caxias será feita no nível da avenida – e não mais na altura da própria rodovia. Trata-se de uma obra mais simples e, portanto, mais barata do que a originalmente programada.

A estimativa, conforme o JC apurou, é que a concessionária economize de R$ 6 milhões a R$ 8 milhões, recurso que será destinado a erguer o viaduto sobre a Cruzeiro do Sul. Haverá, contudo, necessidade de investimento extra, no valor aproximado de R$ 2 milhões, que virá de créditos de ISS que serão concedidos pela prefeitura.

A isenção do imposto, que deveria ser pago pela ViaRondon ao município, servirá para custear desapropriações necessárias no entorno das marginais. A previsão é de que as obras neste trecho comecem em março de 2020, após a conclusão, em janeiro, da primeira etapa das intervenções, que compreende o trevo da Eny até a altura da avenida Nações Unidas.

NOVO ACESSO

Já a segunda fase abrangerá, justamente, o viaduto da Cruzeiro do Sul e a passagem das marginais pela Duque de Caxias. De acordo com a nova proposta, na Cruzeiro, as pistas auxiliares serão construídas sob o viaduto e, na Duque, na altura da avenida.

Vale destacar que, para a implantação do dispositivo na Cruzeiro, o elevado terá de começar a uma distância aproximada de 150 metros da Rondon, em cada um dos lados da avenida. Porém, para garantir o tráfego urbano de veículos, será mantida uma faixa de rolamento paralela, no nível atual da via.

Já para a construção das marginais no nível da Duque de Caxias, ruas paralelas à Rondon que ficam no nível da avenida serão alargadas e, nos cruzamentos, serão implantados semáforos, com conversões à esquerda proibidas. Conforme o JC divulgou, a possibilidade de instalação de conjuntos semafóricos nas marginais desagradou grupos de empresários e lideranças políticas, que apontaram risco de rápida saturação da malha viária no trecho.

Como tentativa de minimizar o problema e evitar a formação de congestionamentos, a ViaRondon teria se comprometido a construir um acesso da marginal à rodovia na altura do Sesc, no sentido Interior-Capital. Neste ponto, a intenção é escoar, inclusive, o fluxo de veículos – incluindo caminhões – oriundo de um posto de combustíveis existente nas imediações.

28 a 30 de novembro
Palmas – TO
Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários e Urbanos

Fonte: JCNet

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