fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Crise do coronavírus não afeta obras de duplicação da BR-163 entre Toledo e Marechal

O mundo todo vive um momento complicado por conta da pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19), enquanto isso alguns serviços como o comércio varejista, escolas e universidades encontram-se fechados. No entanto outros serviços essenciais permanecem sendo executados, esse é o caso da construção civil, do qual se enquadra as obras de duplicação da BR-163 no trecho que liga os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon.

O DNIT reitera que as obras não serão paralisadas neste momento, assim como todos os trabalhos de manutenção das rodovias federais. No entanto o Órgão salienta que as intervenções podem sofrer com problemas ocasionados pela pandemia causada pelo novo Coronavírus, visto que muitas empresas estão fechadas ou paralisadas, o que pode prejudicar a entrega de insumos e equipamentos essenciais para o andamento pleno da obra.

O DNIT ainda lembrou que por conta da imprevisibilidade gerada pela pandemia mundial, causada pelo novo Coronavírus os trabalhos foram suspensos aos fins de semana. Todavia durante a semana a construtora responsável pela obra mantém os trabalhos normalmente, observando os cuidados com a higiene para cada um dos funcionários, assim como todas as questões sanitárias, que visam manter o bem estar de todos os trabalhadores.

O DNIT também informou que até o momento não existe nada sobre a realocação da verba destinada para a conclusão da duplicação da BR-163 para área de saúde no combate ao Covid-19. Mesmo assim o DNIT reitera que a destinação dos valores às obras é feito através da Lei Orçamentária Anual (LOA), do ano de 2020 e a realocação desses valores para qualquer outro setor só pode ser feita por meio de um decreto presidencial, ou alteração da Lei através de aprovação na Câmara dos Deputados, Senado e posterior sanção do presidente.

Atualmente já foram entregues a população paranaense 19km do trecho entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, o que representa 54% da obra, de acordo com o valor estimado. A previsão é de que ainda em 2020 mais 08km sejam liberados para o tráfego. Nesse trecho estão sendo realizados os trabalhos de sinalização. Em outros trechos estão sendo realizados os serviços de construção de viadutos, vias marginais, terraplanagem, drenagem e pavimentação.

Até o mês de fevereiro de 2020 foram empregados para a realização das obras no trecho que liga os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon um montante de R$ 166.831.848,63. O valor total que será destinado para esse trecho é de R$ 306.500.000,00.

De acordo com as informações repassadas pelo DNIT ainda não há uma previsão para a conclusão das obras, uma vez que a conclusão depende da liberação da totalidade dos recursos orçamentários necessários por parte do Governo Federal. Como a Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2020 não prevê todo o recurso para o término das obras, estas não poderão ser concluídas no ano corrente.

O DNIT complementou informando que os próximos esforços da obra no trecho entre Toledo e Marechal Cândido Rondon serão na construção do viaduto no distrito de Dois Irmãos, em Toledo e na continuação da duplicação, no sentido a cidade de Quatro Pontes. A obra contemplará quatro viadutos e duas passarelas entre Toledo e Marechal Cândido Rondon.

Um trecho de 20,18 km de um total de 74,96 km no trecho que liga Cascavel a Marmelândia, distrito de Realeza já foi entregue. Essa duplicação contempla terraplanagem, pavimentação rígida, uma ponte de 503 m sobre o Rio Iguaçu, nove viadutos já entregues e cinco passarelas, sendo uma já entregue.

Curso

24 a 25 de abril
São Paulo – SP
Pavimentação de Rodovias e Vias Urbanas

Fonte: Toledo News

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp