fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Contorno norte de Cuiabá e Várzea Grande avança para fase de licitação

Na última quarta-feira (12/09) foi realizada uma audiência pública pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SINFRA/MT) do Governo do Estado, para apresentação do anteprojeto do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, elaborado pela SINFRA e aprovado pelo DNIT, em julho de 2018, após a inclusão de melhorias propostas pelo órgão, em comum acordo com os técnicos da Secretaria. O empreendimento, fruto de um convênio entre a SINFRA e o DNIT, avança agora para a fase de licitação. A audiência pública é uma etapa obrigatória antes do processo licitatório ser iniciado.

Na audiência pública, foi apresentado o anteprojeto do empreendimento pelos técnicos da SINFRA, com as informações técnicas da obra. Um dos pontos destacados foi a utilização de pavimento em concreto, que possui maior vida útil e economia em manutenção e as obras de artes especiais que fazem parte do projeto.

O Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Garcia, que representou a autarquia na ocasião, ressaltou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado para viabilização dessa obra. “Diversas rodovias aqui de Mato Grosso foram feitas em regime de cooperação entre os dois órgãos rodoviários”, lembrou o Diretor.

Já para o Superintendente do DNIT/MT, Orlando Fanaia Machado, que também participou do evento, a obra do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande é essencial para garantir a fluidez do tráfego e fazer a integração entre diversos bairros de Cuiabá. “O anteprojeto da obra prevê a construção de quatro viadutos, quatro pontes e uma trincheira, possibilitando uma melhora em grande escala da fluidez do tráfego e ligações de diversos pontos distintos, proporcionando maior segurança e conforto dos usuários. Mesmo com a diminuição dos recursos, o DNIT tem conseguido executar importantes obras em Mato Grosso, como a duplicação da BR-163/364/MT e o contorno de Barra do Garças. Estamos otimistas com o andamento de mais uma etapa para a concretização deste empreendimento”, enfatizou o Superintendente.

O traçado do contorno tem uma extensão de 52 km de pista duplicada em concreto, ligando a região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o Distrito Industrial de Cuiabá, passando pela Estrada da Guia (MT-010), rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), até à BR-364/MT. Os recursos para execução desse empreendimento serão advindos inteiramente do Governo Federal, e a previsão orçamentária da obra é de cerca de R$ 500 milhões.

Fonte e Imagem: DNIT

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp