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Consórcio tem desafio de entregar Mogi-Dutra duplicada até janeiro de 2020

A quatro meses do prazo para entrega da duplicação do trecho final da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), entre Mogi das Cruzes e Arujá, a parte de fundação aparenta estar perto do fim e a vegetação e o barro vão dando espaço às novas pistas abertas em meio aos locais antes ocupados por montanhas.

A partir do andamento das obras, o desafio é o cumprimento dos 24 meses estipulados para término do trabalho, previsto para janeiro de 2020. Quando se passa pelo acesso, é possível notar que ainda há muito a ser feito.

Para o motorista que segue no sentido Arujá da rodovia, no km 38, é possível ver uma grande abertura da pista nos dois lados. As faixas serão usadas para acessar o Taboão e a rodovia Ayrton Senna. O local também receberá um shopping que já está em construção. O acesso do km 38 atende a entrada para o Distrito Industrial do Taboão. Lá também há uma área grande destinada ao depósito de materiais. Parte do canteiro lateral da pista já está montado.

Um quilômetro à frente do entroncamento das rodovias haverá um posto de pesagem. Da última vez que a reportagem de O Diário esteve no local, em meados de julho, ainda era realizado o trabalho de fundação na área. Agora, a terraplanagem já foi finalizada e deu lugar às pistas de acesso ao posto.

Entre os quilômetros 35 e 36, máquinas trabalham na abertura da pista à esquerda de quem segue sentido Arujá. Neste trecho foram realizadas diversas detonações de rocha. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), aproximadamente 64.381 mil toneladas de material rochoso foram retiradas do talude onde ficará a nova pista duplicada. Houve a utilização de cerca de 10.175 quilos de explosivos nos serviços de desmonte. No local, o talude está sendo fixado no modelo de bermas – uma espécie de degrau – e também com o plantio de sementes que já começam a gramar o morro em alguns pontos, o que garante mais resistência. As canaletas também já foram instaladas.

No quilômetro 34, também do lado esquerdo, uma máquina abre a pista em meio ao morro. No local já há vigas do lado direito para o retorno. Daí em diante, com exceção das árvores retiradas no km 33, onde será construída uma passarela, não há qualquer intervenção até o quilômetro 32, na chegada à rotatória.

Ainda segundo o DER, as obras estão em pleno andamento, no entanto, a programação dos serviços previstos para serem executados nesta semana foi readequada em função das chuvas. “Não há qualquer redução das frentes de trabalho”, detalhou.

O projeto executivo das obras de duplicação da pista e modernização da SP-88 prevê melhorias dos acostamentos, construção de viadutos, passarelas e posto de pesagem, entre os quilômetros 32 e 39. O investimento soma R$ 121,9 milhões e a previsão de conclusão é para 2020, sob a responsabilidade do Consórcio Construcap/Copasa.

Terraplenagem e Camadas Granulares de Pavimentação
09 e 10 setembro
Campinas – SP

Execução e Fiscalização de Obras de Pavimentação​
27 e 28 setembro
Curitiba – PR

Fonte: O Diário

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