Concessionária já liberou os primeiros 15 quilômetros de duplicação de pista na rodovia BR-135, em Curvelo
Os primeiros 15 quilômetros de pista duplicada da rodovia BR-135 foram liberados ontem, em Curvelo, na região Central do Estado. A obra foi feita pela concessionária Eco135, que administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754. O investimento é da ordem de R$ 65 milhões e contempla intervenções que continuam acontecendo nesse trecho, conforme informações da empresa.
De acordo com a concessionária, as obras na rodovia foram impactadas pela pandemia da Covid-19 e alguns processos sofreram alteração e postergação em seu andamento. Foi em fevereiro de 2021 que a Eco135 recebeu o parecer positivo do Conselho de Política Ambiental (Copam), com aprovação do licenciamento ambiental, etapa inicial às obras de duplicação e ampliação da BR-135. Em maio do mesmo ano, a concessionária iniciou as etapas fundamentais para as obras como supressão vegetal, terraplenagem, dando andamento às etapas de duplicação da rodovia.
A “Nova BR-135” contará ao todo com 133 quilômetros de vias duplicadas, edificação de 13 novas passarelas, conservação de 41 pontes e viadutos, construção de vias de ligação e sete trevos em desnível (viadutos) ao longo da malha viária. Além disso, para ampliar a capacidade de tráfego do trecho concedido, a concessionária irá construir o contorno de Cordisburgo e vai implantar 55 quilômetros de faixas adicionais e mais de 80 quilômetros de acostamentos na LMG-754, entre Curvelo e Cordisburgo, além de vias marginais, retornos, paradas de ônibus e melhorias em acessos aos municípios. A estimativa é que essas obras beneficiem os mais de 630 mil habitantes que moram nos municípios situados às margens da rodovia e 38 mil veículos diários que passam pelo trecho.
A concessão da BR-135 teve contrato assinado em 2018 entre a antiga Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a concessionária vencedora da licitação, Eco135 Concessionária de Rodovias S/A.
Com investimentos previstos da ordem de R$ 3,6 bilhões, o contrato tem duração de 30 anos e contempla 364 quilômetros de malha, abrangendo as rodovias BR-135 (Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo e Paraopeba); LMG-754 (Curvelo, Inimutaba e Cordisburgo); e MG-231 (Cordisburgo e Caetanópolis).
Avanço em 2023
Para este ano, a concessionária Eco135 deve investir em torno de R$ 815 milhões. De acordo com a empresa, conforme previsto no contrato de concessão, a Eco135 vai realizar várias obras ao longo do ano. Até dezembro, por exemplo, está prevista a entrega de mais 70 quilômetros de pista duplicada no trecho sul (trevo da BR-040, em Curvelo a Corinto).
No intervalo de abril a julho, devem ser iniciadas as obras do contorno de Cordisburgo, na LMG-754. Em junho, a previsão é para o início dos desmontes de rocha nas serras de Montes Claros (km 370 ao 374) e Bocaiúva (km 403 ao 405).
Além disso, até o último mês de 2023, a concessionária deverá entregar mais quatro passarelas, sendo que três já foram implantadas. No segundo semestre deste ano devem começar as obras do trecho leste do Anel Viário de Montes Claros, entre as BR-135, BR-365 e BR-251, além da reabilitação de pavimento.
Fonte: Diário do Comércio