A prefeitura de Blumenau publicou nesta terça-feira o edital de licitação que vai orientar a contratação de uma empresa que vai elaborar “levantamentos, anteprojetos, Relatório Ambiental Preliminar (RAP) e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a reforma e ampliação da ponte Adolfo Konder”, no Centro da cidade. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas serão abertos no dia 6 de junho.
A proposta de duplicar a ponte Adolfo Konder, importante ligação entre o Centro e o bairro Ponta Aguda, foi apresentada no dia 3 de abril como alternativa à construção da ponte Norte-Sul, projeto que há anos vem sendo questionado na Justiça. A ideia é construir uma estrutura ao lado da ponte existente, com 126 metros de extensão e 11,8 metros de largura.
Segundo o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido), praticamente metade dos cerca de R$ 20 milhões que a prefeitura estima ser necessário para a obra está garantido. Será financiado pelo Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. O restante ainda está sendo captado.
Revogação da ponte Norte-Sul
Também nesta terça-feira a prefeitura de Blumenau oficializou a revogação da licitação que havia sido lançada para erguer a ponte Norte-Sul, estrutura que seria construída sobre o rio Itajaí-Açu, entre as ruas Itajaí e Paraguay. Com isso, se a prefeitura quiser retomar o projeto no futuro uma nova licitação deverá ser lançada.
Os cerca de R$ 39 milhões que seriam financiados pela Caixa para a construção da ponte Norte-Sul serão investido em outras obras de infraestrutura na região Sul, como o alargamento da Rua Gertrud Metzger e outras que ainda serão definidas.
Fonte: NSC Total