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BR-163/364 – Duplicação: Trecho entre Rondonópolis e Jaciara em fase final de execução da obra

As obras de duplicação da BR-163/364, no trecho compreendido entre Rondonópolis e Jaciara, seguem em andamento.
Quem passou pela região nos últimos dias observou que, entre Juscimeira e Jaciara, o trecho que ainda é pendente de duplicação está com os trabalhos bem adiantados.
Outro ponto que chama a atenção é o contorno de São Pedro da Cipa que, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está em fase final de execução da obra.
Este contorno tem 2,6 quilômetros de extensão e, conforme o DNIT, ao longo da obra já foram construídas duas pontes que também vão contribuir para a fluidez do trânsito de caminhões e veículos leves.
A duplicação entre Rondonópolis e Cuiabá da rodovia, que é dividida em três lotes, atualmente está da seguinte forma: entre Rondonópolis e Jaciara, restam a entrega da duplicação do trecho entre Juscimeira e Jaciara, a entrega do contorno de São Pedro da Cipa e o início da construção do contorno de Jaciara, que ainda está pendente.
Em agosto deste ano, o DNIT realizou a entrega do contorno de Juscimeira, e o trânsito de veículo em um trecho de 7 quilômetros de extensão. Os contornos de São Pedro da Cipa (em obras) e o de Juscimeira (entregue) fazem parte do lote 1 da obra de duplicação da BR-163/364/MT. Já o contorno de Jaciara integra o lote 2 de duplicação da rodovia.
Segundo o DNIT, a obra de construção do Contorno de Jaciara está no planejamento da autarquia para ser iniciada no primeiro semestre de 2021.
O contorno terá aproximadamente 10 quilômetros e irá retirar o tráfego pesado de veículos do perímetro urbano do município.
Já referente ao trecho que vai de Jaciara até Cuiabá, a pista está toda duplicada, estando em andamento as obras na chegada de Cuiabá, em que viadutos estão em construção.
Naquela região, as obras de duplicação da rodovia avançam com várias frentes de trabalho abertas, como os serviços nas vias marginais da rodovia, na região do Distrito de Cuiabá, que tem previsão de conclusão no fim de 2020.
Somente no trecho entre Cuiabá e Rondonópolis da BR-163/364, trafegam por dia aproximadamente 15 mil veículos de carga pesada, especialmente no perímetro de escoamento de safra.
Além de melhorar a fluidez do trânsito, a obra é necessária para oferecer maior segurança aos usuários, principalmente os veículos de passeio que precisam transitar entre os pesados.
Demanda importante da região, a duplicação da rodovia foi uma luta da sociedade rondonopolitana, que contou e conta com o apoio irrestrito do A TRIBUNA.

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Fonte: A Tribuna

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