A seis meses do prazo de entrega da duplicação do trecho entre Mogi das Cruzes e Arujá da Mogi-Dutra (SP-88) as obras seguem ritmo acelerado. Ontem, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) interrompeu novamente o tráfego de veículos na via para execução de trabalhos e explosões de rochas no km 35,8. Ao todo 12 etapas de detonação de rochas já foram executadas. Até o momento mais de 37.900 toneladas já foram retiradas do talude rochoso, com aproximadamente 7.250 Kg de explosivos.
O DER informa que as equipes de trabalho das obras de duplicação da Rodovia Pedro Eroles, localizadas entre os kms 32 e 39,45, executam os serviços para implantação do novo sistema de drenagem da rodovia, supressão de vegetação, terraplenagem, implantação de estacas das passarelas nos kms 33,5 e 37,9 e implantação das estacas do viaduto no km 38,4.
O tráfego de veículos na Mogi Dutra foi interrompido por volta das 13h30 de ontem entre o Km 32 e Km 39,45, em Arujá, para explosão de rochas. O trânsito foi liberado às 16h30, após os trabalhos.
Chamado tecnicamente de “desmonte de rochas”, os trabalhos com os explosivos têm o objetivo de fragmentar o talude rochoso existente no local, permitindo a construção da nova pista da SP 088.
As intervenções na SP-88 foram iniciadas em setembro do ano passado, apesar do início previsto para janeiro de 2018, com prazo de entrega em 24 meses. Apesar do atraso o DER mantém a data de entrega para janeiro de 2020.
O projeto contempla a duplicação entre os quilômetros 32 e 39, com implantação de barreiras de concreto que dividirão as faixas. Serão construídos dois viadutos para acesso, ambos no km 32, além das passarelas nos quilômetros 33, 35, 37 e 38. A pista também precisará de trabalhos de iluminação e sinalização.
A obra é financiada pelo Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e executada pelo Consórcio Construcap Copasa. O investimento é de R$ 121,9 milhões.
A duplicação da estrada é uma antiga reivindicação das cidades do Alto Tietê para ampliar a segurança no trajeto usado também para o escoamento da produção industrial e agrícola da Região.
Fonte: O Diário de Mogi