As obras de recapeamento do pavimento da rodovia estadual MT-270, no trecho entre Rondonópolis e Guiratinga, iniciadas este mês, avançam e os serviços já chegaram à cerca de um terço do total de 110 quilômetros que separam as duas cidades. O serviço faz parte do pacote de obras anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no último mês de abril e está a cargo da Construtora Tripolo, mas moradores dizem que ficou faltando incluir no seu projeto obras de drenagem em pontos alagadiços por onde a rodovia passa, onde sempre surgem buracos próximo ao período das chuvas.
De acordo com o sitiante Marcílio Tomaz, que tem uma propriedade rural próxima da rodovia, a obra tem avançado em bom ritmo, tendo concluído cerca de um terço do total de 110 quilômetros, chegando ao trecho que fica entre a localidade conhecida como Ranulfo e a comunidade do Vale Rico.
“Eu já andei em um pedaço recapeado e está ficando muito bom. O problema é nas baixadas, onde têm aqueles minadouros de água e, conforme vai passando as carretas, vai criando aquelas lombadas, que acabam virando buracos. Não sei porque, se é questão de contrato ou o que é, mas eles vão só arrumando a pista sem preparar o local antes. Na parte que não fica nas baixadas, o asfalto dura que é uma beleza, mas há pelo menos três locais próximos de rios que ficam úmidos e teria que ser feito um serviço de drenagem ali e eu penso que teria que colocar concreto por baixo do asfalto”, opinou.
Segundo ele, o grande problema da rodovia é o intenso tráfego de carretas carregadas com dezenas de toneladas de peso, o que exige um asfalto resistente para suportar toda a pressão. “O problema ali não são os carros pequenos, esses não danificam nada. Aí não teria problema, mas o que danifica mais são as carretas e bi-trens. Então, na época da chuva, não tem asfalto que aguente”, completou.
O recapeamento da MT-270 teve início a partir de Guiratinga e já avançou cerca de 40 quilômetros. A obra faz parte do Projeto Pró-Concreto Construção, do Governo do Estado.
Fonte: A Tribuna – MT