A conclusão da BR-285 e a construção de um Terminal Intermodal devem ser realidade dentro de no máximo dois anos
O Sul de Santa Catarina sofreu por anos com a precariedade da infraestrutura. Por muito tempo justificou-se a decadência econômica com argumentos que reclamavam desvantagem em relação ao Norte do Estado, por exemplo, onde a BR-101 foi duplicada muito antes.
Hoje, com a principal rodovia do Mercosul duplicada e o Porto de Imbituba, o foco está em duas grandes obras, sendo uma pública e outra privada. A primeira é o término da BR-285 ligando o centro do Rio Grande do Sul. A outra é a construção de um Terminal Intermodal. Ambos trabalham com perspectiva de conclusão.
Na BR-285, cujo quilômetro zero está na confluência com a BR-101 (Araranguá), a previsão é de término de pavimentação da Serra da Rocinha. O projeto de engenharia deve se igualar a hoje fantástica Serra do Rio do Rastro.
A diferença é que esta é nova e com pavimento mais resistente para suportar o tráfego pesado que usará a ligação para permitir o escoamento da produção da serra e do centro gaúcho, além de encurtar a ligação de Santa Catarina com a Argentina em mais de 100 quilômetros.
Restará um trecho de oito quilômetros de pavimentação em território gaúcho, já com obra federal iniciada.
O consórcio de empresas responsável pela ligação dos modais rodoviário e ferroviário ao porto de Imbituba, com a construção do Terminal Intermodal Sul (TIS), anunciou nesta semana que o projeto será retomado imediatamente.
O projeto já deveria estar em fase de conclusão, mas a pandemia determinou a suspensão das obras. Este projeto sugere que nos próximos dois anos e em novo local, na margem da BR-101 em Içara – comunidade de Vila Esperança – o terminal estará pronto.
Nos próximos dias iniciam os trabalhos de terraplanagem e drenagem. Os investidores, entretanto, não antecipam valores a serem aplicados na próxima fase.
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Fonte: ND Mais