fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

A tecnologia a serviço das rodovias

Utilização de drones já é uma realidade na execução de projetos de obras públicas e apresentam diversas vantagens

Uma importante tecnologia vem sendo utilizada em trabalhos topográficos em obras rodoviárias do País: os drones.

O equipamento, uma espécie de aeronave não tripulada, consegue capturar informações detalhadas de um terreno, a chamada fotogrametria, permitindo um trabalho topográfico mais eficiente e preciso ao alcançar uma visão ampla da área e ultrapassar obstáculos físicos.

Órgãos públicos, como os Departamentos de Estradas de Rodagem, têm utilizado a tecnologia em alguns estados da Federação.

De acordo com o chefe do Núcleo de Topografia e Laboratório do DER de Rondônia, o engenheiro José Carlos Curvelo, a utilização do drone tem como objetivo complementar e melhorar o trabalho de campo. ‘‘É uma melhoria dentro da topografia por trazer uma visão panorâmica, viabiliza o melhoramento do trabalho de campo e dá uma visão melhor para quem vai fazer os projetos’’, explica o engenheiro.

Segundo ele, o drone é utilizado em conjunto com a topografia. “Ele não está substituindo o levantamento topográfico, que no DER é feito com auxílio de GPS de alta precisão com resultados em milímetros, tanto na qualimetria quanto na altimetria. Trabalhamos ainda com estação total’’.

Capacitação – O uso crescente da tecnologia levou ao aumento da procura por cursos de capacitação no setor. Prova disso é o curso “Atualização em GPS/GNSS e mapeamento topográfico por Drones”, que será realizado pela New Roads Consultoria, entre os dias 02 e 05 de outubro, em Porto Alegre (RS).

O curso será ministrado pelo palestrante convidado Prof. Dr. David Rosalen. Pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rosalen é coordenador do Núcleo Disciplinario Geotecnologias y Ciencias de la Atmosfera da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e credenciado ao Incra como profissional para execução de serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Professor da Unesp, David Rosalen possui mais de 150 trabalhos publicados na área de Geoprocessamento e Topografia.

Temas – Dividido em dois módulos, o treinamento irá discutir as aplicações da tecnologia GNSS na Engenharia e áreas afins; Geodésia e Sistemas de Referência utilizados no georreferenciamento rural e urbano; os principais métodos de posicionamento GNSS; coleta e processamento em tempo real de dados GNSS; levantamentos de campo; pós-processamento e trabalhos de escritório; utilização dos dados coletados na Engenharia; sistemas sensores; resolução geométrica; entre outros temas.

O curso tem como público-alvo empresas, engenheiros civis e demais profissionais que demandam levantamentos topográficos e cadastrais para a finalidade de projetos.


Mais informações:

Assessoria de Imprensa
New Roads Consultoria
(61) 98132-5362
www.newroads.com.br

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp