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A rodovia do Vale: Trevo do Badenfurt é novo desafio da duplicação da BR-470 em SC

NDTV Blumenau e nd+ iniciam hoje série de reportagens que vai acompanhar o andamento da obra da rodovia federal que corta o Vale do Itajaí
Se existe um consenso no Vale do Itajaí é sobre a duplicação da BR-470: a obra não pode parar. E se a obra realmente andar teremos o grande sonho realizado: uma BR-470 com mais de 70 quilômetros duplicados. Uma rodovia segura, com menos chances de acidentes graves, com feridos e mortos, e mais rápida, sem os longos congestionamentos.
É por isso que a duplicação da BR-470 é uma bandeira do Grupo ND e para acompanhar o andamento da obra a NDTV Blumenau e o nd+ iniciam hoje a série de reportagens BR-470: A rodovia do Vale.
A ordem de serviço para a duplicação de Navegantes a Indaial foi assinada em 2013, com previsão de entrega para 2017. Mas, chegamos a setembro de 2020 com muito a ser feito. Até agora, 30 quilômetros da duplicação foram concluídos, ou seja, faltam ainda 44 quilômetros.
Há ainda a previsão de concessão à iniciativa privada, para que seja possível duplicar a rodovia em direção ao Alto Vale do Itajaí. Mas em meio a tudo isso a história da BR-470 ganhou um capítulo muito bom recentemente com a entrega do novo Complexo Viário da Mafisa e o primeiro trecho duplicado da rodovia em Blumenau. Com isso, a obra tem agora uma nova prioridade: o trevo do Badenfurt e o acesso para Pomerode.
“A prioridade da BR-470, principalmente no Lote 3, é o viaduto do Badenfurt, no acesso a Pomerode. A gente sabe que a partir do momento que libera o Complexo da Mafisa, o Badenfurt passa a ser o maior gargalo da BR-470 aqui na região”, afirma o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa.
A obra não é tão complexa como a da Mafisa. No local será construído um viaduto mais simples, como são também os demais viadutos ao longo da duplicação: a rodovia federal é que passa por cima e os retornos são feitos por baixo – semelhante ao trevo da antiga Dudalina, no bairro Fortaleza.
A reportagem do nd+ mostrou também na última semana que a BR-470 vai receber mais R$ 20 milhões por meio de emendas parlamentares,  justamente para a obra não parar. No ano, o orçamento para a obra já está em R$ 93 milhões. Mesmo assim, a comunidade também cobra mais rapidez no andamento dos trabalhos.
“Essa é uma obra com 40 anos de atraso, nos agora estamos recebendo em pedaços. A gente não pode se conformar com isso. Temos que reconhecer o esforço de fazer a obra, mas precisamos que ela tenha uma canalização de recursos é maior e ela precisa ser intensificada, tem que ser mais célere a conclusão das etapas. O ministro Tarcísio (Gomes de Freitas, da Infraestrutura) diz que até 2021 vai estar duplicada. Nós entendemos que até o final desse governo tem que estar duplicadas, eles têm até um ano a mais”, avalia Avelino Lombardi, presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
Veja como está o andamento das obras de duplicação:
Lote 1 – Navegantes a Luiz Alves: 51,4% das obras executadas;Lote 2 – Luiz Alves a Gaspar: 78% de execução;Lote 3 – Gaspar a Blumenau: 30,87% de execução;Lote 4 – Blumenau a Indaial: 29% das obras executadas.

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Fonte: NDMais

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